NotebookLM como Assistente de Investigação Pessoal para Docentes turma A-25_26
Apresentação
O NotebookLM da Google permite ao docente criar um assistente de IA especializado nos seus próprios documentos e fontes. Esta ferramenta é ideal para preparar aulas baseadas em múltiplas referências, analisar documentos de forma aprofundada e criar guias de estudo personalizados, transformando a gestão de fontes e a extração de conhecimento.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Compreender o conceito de IA "grounded" em fontes específicas - abordagem em que um sistema de Inteligência Artificial é ligado a uma fonte de informação específica e fiável para basear as suas respostas. Configurar um "notebook" no NotebookLM e carregar diferentes tipos de fontes (PDFs, textos, URLs). Formular questões e gerar resumos, FAQs e outros recursos a partir das fontes carregadas. Explorar aplicações para a preparação de aulas, investigação e orientação de trabalhos de alunos.
Conteúdos
Introdução ao NotebookLM: A IA baseada nas suas fontes. Criação do primeiro "notebook": Upload e gestão de documentos. Interrogar as fontes: Gerar resumos, tabelas comparativas e guias de estudo. Casos de uso: Preparação de aulas, criação de rubricas, análise de artigos científicos, criação de materiais de apoio para alunos.
Anexo(s)
Formador
Pedro João Ramos Amorim Sá
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 03-12-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |