Potenciar a Aprendizagem com os Grandes Modelos de Linguagem turma A-25_26
Apresentação
Os Grandes Modelos de Linguagem (LLM), como o ChatGPT, estão a transformar o acesso à informação e a criação de conteúdo. Para o docente, dominar estas ferramentas, incluindo a construção de prompts eficazes, é fundamental para inovar nas suas práticas pedagógicas, criar recursos didáticos de forma eficiente e preparar os alunos para um futuro digitalmente proficiente, promovendo uma utilização crítica e ética da tecnologia.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Identificar o que são os Grandes Modelos de Linguagem e o seu princípio de funcionamento. Utilizar LLMs para planificar aulas, gerar atividades e diferenciar recursos pedagógicos. Desenvolver competências na construção de prompts eficazes para obter resultados precisos e relevantes. Analisar as implicações éticas e os desafios da utilização de LLMs em contexto educativo.
Conteúdos
Introdução aos LLMs: Conceitos fundamentais e exemplos práticos (ChatGPT, Gemini, etc.). Construção de prompts eficazes: Técnicas para dialogar com a IA e maximizar resultados pedagógicos. Aplicações pedagógicas: Da criação de testes e rubricas à sumarização de textos e apoio à escrita. Ética e Pensamento Crítico: Promover a utilização responsável dos LLMs junto dos alunos.
Formador
Pedro João Ramos Amorim Sá
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 19-11-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Online síncrona |