C1169. Produção de conteúdo gráfico e multimédia para contexto educativo turma A-25_26
Apresentação
Existem ferramentas gratuitas que permitem a criação e edição de imagens e gráficos vetoriais, com grande potencial para a produção de diversos materiais. Aplicações de desenho vetorial facilitam a criação de logotipos, ilustrações, ícones e outros elementos gráficos, enquanto ferramentas de edição de imagem permitem manipular fotos e imagens rasterizadas. Dominar essas ferramentas pode ser muito útil para professores, pois permite a criação de: Materiais didáticos mais atrativos e com mensagens eficazes Atividades criativas para os alunos Alguns exemplos de como essas ferramentas podem ser utilizadas em sala de aula: Criação de apresentações com gráficos e imagens informativas Elaboração de infográficos para resumir conteúdos Produção de cartazes e pósteres para divulgação de eventos Edição de fotos para projetos de fotografia Criação de ilustrações para apresentações
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Utilizar ferramentas para criar e editar imagens e gráficos vetoriais. Aplicar técnicas básicas de edição de imagem, como recorte, redimensionamento, ajuste de cores e aplicação de filtros. Criar desenhos e ilustrações. Exportar imagens e gráficos em diversos formatos.
Conteúdos
Introdução às aplicações de desenho vetorial e edição de imagem Interface do utilizador Ferramentas básicas de edição de imagem Técnicas de edição de imagem Criação de desenhos e ilustrações Exportação de imagens e gráficos
Metodologias
Presencial: As sessões serão teórico/práticas, realizadas em regime a distância, síncronas. As metodologias incluirão método expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, resolução de problrmas e realização de trabalhos práticos. Haverá abordagem teórica; Planificação da ação a realizar; Adaptação da atividade ao contexto de cada professor; Aplicação da atividade por cada professor; Análise dos processos e dos produtos; Avaliação do trabalho desenvolvido; Conclusões. Momentos de reflexão teórica, debate, realização de atividades por parte dos formandos e apresentação e discussão conjunta das produções obtidas configura espaços de partilha de experiência sobre a aplicação da proposta, sendo feita a sua análise em termos práticos e teóricos. Trabalho Autónomo: Adaptação das atividades construídas de forma a se adequar ao contexto de cada docente. Em seguida, haverá a aplicação na sala de aula de cada professor dessas atividades. Os formandos terão suporte dos formadores online se necessário. Reportarão depois a forma como decorreu a aplicação dessas atividades nos seus contextos.
Avaliação
A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação, o trabalho autónomo (se aplicável) e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.
Bibliografia
MORAES, RUDÁ, 2022, Guia Prático de Linguagem Gráfica para Professores, in https://issuu.com/ruddah/docs/guia_de_linguagem_gr_fica_para_professoresA non-designer´s guide to creating visually captivating presentations, in https://www.visme.co/presentation-design/WHITT, PHILLIP, 2023, Beginning Photo Retouching and Restoration Using GIMP, 2nd Edition, link.springer.com, in https://www.gimp.org/books/#enWALTERS, FRANK, 2022, The GIMP Workbook: A Step-by-Step New Users Manual, www.amazon.comMACHA, MICHAEL, 2019, The Warrior-Poet's Guide to Writing Plug-ins for GIMP 2.10, in www.amazon.com
Observações
Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.
Formador
José António Teixeira Dias
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 15:30 - 17:30 | 2:00 | Presencial |
| 4 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 15:30 - 17:30 | 2:00 | Presencial |
| 5 | 05-02-2026 (Quinta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 15:30 - 17:30 | 2:00 | Online síncrona |