596

Tutorias Psicopedagógicas no 1º Ciclo - Autorregulação com Histórias turma A-25_26

Apresentação

Esta ação surge no âmbito da implementação das tutorias psicopedagógicas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, com base na narrativa Sarilhos do Amarelo, desenvolvida no contexto do MECI – Plano de Acompanhamento e Monitorização das Medidas de Promoção do Sucesso Escolar. O projeto visa responder à necessidade de desenvolver competências de autorregulação, cooperação, metacognição e autoestima nos alunos do 1.º ciclo, atuando de forma preventiva, transversal e articulada com o currículo.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Conhecer os fundamentos teóricos das tutorias psicopedagógicas e da autorregulação da aprendizagem. Explorar o modelo PLEA (Planificar – Executar – Avaliar) e aplicá-lo em contexto de sala de aula. Aprofundar o uso da narrativa pedagógica Sarilhos do Amarelo como base para sessões de tutoria. Promover a colaboração entre professores e técnicos especializados no apoio ao desenvolvimento pessoal e emocional dos alunos. Produzir estratégias práticas para integrar este trabalho no quotidiano letivo.

Conteúdos

Fundamentos das tutorias psicopedagógicas: Origem e princípios das tutorias no contexto do MECI; Tutor como figura de mediação pedagógica e emocional Abordagem preventiva, universal e promotora de competências. Modelo PLEA – Planificar, Executar, Avaliar: Explicação do modelo passo a passo; Como operacionalizar o ciclo da aprendizagem autorregulada com crianças; Exemplos práticos em contexto de tutoria e de sala de aula. Desenvolvimento de competências nos alunos: Autorregulação emocional e comportamental; Cooperação, escuta ativa e resolução de conflitos; Metacognição e autoconhecimento; Persistência, motivação e sentido de autoeficácia. A narrativa como ferramenta pedagógica: Apresentação da história Sarilhos do Amarelo; Metáforas e personagens como representações emocionais e cognitivas; Potencial da narrativa para promover empatia, reflexão e autorregulação. Guião das sessões e aplicação prática: Apresentação das 8 sessões estruturadas com base na narrativa; Estratégias de dinamização e adaptação às turmas; Exemplos de atividades, materiais e recursos; Avaliação e Acompanhamento.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
Início: 05-09-2025
Fim: 05-09-2025
Acreditação: ACD04-25_26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Escola Secundária da Senhora da Hora

INSCREVER-ME