572

C0942. (In)Disciplina na Sala de Aula turma A-25_26

Apresentação

Lidar com comportamentos disruptivos (ou indisciplina) é uma tarefa que, muitas vezes, consome mais tempo, energia e disponibilidade do professor do que as tarefas de aprendizagem. A entropia que os comportamentos disruptivos trazem para a sala de aula resulta numa menor eficiência do processo-ensino aprendizagem e num cansaço generalizado para alunos e professores. Para a gestão destes comportamentos disruptivos e otimização do funcionamento da sala de aula, esta ação propõe a flexibilidade na gestão de sala e a utilização de técnicas de comunicação mais eficazes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

- Conhecer e integre princípios básicos da comunicação interpessoal no processo de ensino-aprendizagem. - Utilizar técnicas específicas de gestão de sala de aula. - Utilizar técnicas de comunicação para a gestão de comportamentos disruptivos.

Conteúdos

1. Estilos de comunicação (12 horas) 1.1. Características dos 4 estilos de comunicação (Assertivo, Passivo, Agressivo e Manipulador) 1.2. Identificação do seu estilo preferencial de comunicação 1.3. Promover a comunicação assertiva na sala de aula 1.4. Responder com assertividade a outros estilos de comunicação 2. Comportamentos disruptivos (5 horas) 2.1. Identificar e distinguir comportamentos disruptivos 2.2. Gerir comportamentos disruptivos individuais ou no grupo 3. Gestão de sala de aula (8 horas) 3.1. Perfil de gestão de sala de aula 3.2. Criar um ambiente positivo 3.3. Motivar para a aprendizagem 3.4. Estratégias de gestão de sala de aula

Metodologias

Serão privilegiadas técnicas de aprendizagem ativa. - Autoavaliação das competências individuais (utilizando grelhas de análise e listas de comportamentos, os formandos sinalizam as áreas que já dominam e as áreas a desenvolver); - Exploração de conceitos e das teorias explicativas dos fenómenos em estudo (o formador apresenta de forma sistematizada os conteúdos teóricos mais relevantes para o tema); - Prática orientada (os formandos exploram e treinam as técnicas recebendo feedback imediato do formador e dos restantes formandos).

Avaliação

A avaliação dos formandos docentes nas ações de formação é contínua e participada por todos os intervenientes. As dimensões a avaliar são: a participação e o trabalho individual. O resultado final é depois traduzido numa classificação quantitativa expressa na escala de 1 a 10 valores a que acresce uma menção qualitativa.

Bibliografia

Carita, A. & Fernandes, G. (2002). Indisciplina na Sala de Aula. Lisboa Editorial PresençaCrehan, L. (2016). Clever Lands. London: UnboundGordon, T. (2003). Teacher Effectiveness Training. New York: Three Rivers PressLopes, J. & Santos Silva, H. (2009). A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula. Lisboa: LidelVieira, H. (2000). A Comunicação na Sala de Aula. Lisboa: Editorial Presença

Observações

Nota: esta ação é considerada como efetuada na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento, ao abrigo do estabelecido no artº 3º do Despacho nº 779/2019, publicado em 18 de janeiro do Diário da República, 2ª série, nº 13, com a nova redação que lhe foi conferida pelo artº 2º do Despacho nº 4840/2023, de 21 de Abril de 2023.

Formador

Maria de Lurdes Gomes Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 05-09-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 12-09-2025 (Sexta-feira) 09:00 - 12:00 3:00 Presencial
3 18-09-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 02-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 09-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
6 16-10-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
7 06-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
8 13-11-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 05-09-2025
Fim: 13-11-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-122708/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Augusto Gomes

INSCREVER-ME