
LIPOR – visitar para conhecer – Potencial pedagógico | Cursos de Verão 2025 turma A-24_25
Apresentação
A educação ambiental assume um papel cada vez mais relevante no contexto educativo atual, sendo fundamental que os professores conheçam e explorem recursos e instituições que contribuem para uma cidadania mais consciente e sustentável. Neste sentido, a LIPOR apresenta-se como um parceiro estratégico para a promoção de práticas educativas ligadas à sustentabilidade, à economia circular e à gestão responsável dos resíduos. A presente ação de curta duração tem como objetivo proporcionar aos docentes uma visita guiada às instalações da LIPOR, permitindo-lhes conhecer, em contexto real, os processos de tratamento de resíduos, as práticas de valorização orgânica, bem como os diversos projetos educativos e formativos promovidos pela instituição. Esta visita visa, não só, sensibilizar os professores para a importância da gestão sustentável dos resíduos, mas também inspirá-los a integrar estas temáticas nos seus projetos pedagógicos, utilizando a LIPOR como recurso educativo e parceiro de atividades com os alunos. Através desta ação, pretende-se capacitar os docentes para a promoção de uma educação ambiental ativa e crítica, fomentando o desenvolvimento de competências de cidadania ecológica nos seus alunos e incentivando a articulação entre escola e comunidade no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. De acordo com o artigo 15.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, esta ação de formação releva para a progressão da carreira dos professores bibliotecários, incluindo-se na dimensão científica e pedagógica.
Objetivos
Sensibilizar os professores para a importância da educação ambiental e da sustentabilidade no contexto escolar. Dar a conhecer o trabalho da LIPOR na gestão integrada dos resíduos urbanos e na promoção da economia circular. Explorar o potencial pedagógico das instalações, recursos e programas educativos da LIPOR. Estimular a criação de projetos escolares com base em práticas sustentáveis, em articulação com a LIPOR. Promover a reflexão sobre estratégias de integração da educação ambiental nas diferentes áreas disciplinares e níveis de ensino.
Conteúdos
Apresentação institucional da LIPOR: missão, visão, objetivos e municípios associados. Gestão de resíduos urbanos: recolha seletiva, valorização orgânica (compostagem) e energética, reciclagem e aterro sanitário. Economia circular e sustentabilidade: conceitos-chave e aplicação prática. Projetos e programas educativos da LIPOR: oferta educativa, visitas guiadas, oficinas pedagógicas, concursos escolares, recursos didáticos. Exemplos de boas práticas escolares: casos de sucesso e articulação com o currículo. Planeamento de visitas escolares e atividades em parceria com a LIPOR.
Observações
ACD reconhecida e certificada no Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica em 29/07/2025.
Formador
Pedro João Ramos Amorim Sá
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-07-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |