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O Gerês como Sala de Aula ao Ar Livre – O Trilho dos Currais | Cursos de Verão 2025 turma A-24_25

Apresentação

Esta Ação de Curta Duração, "O Gerês como Sala de Aula ao Ar Livre – O Trilho dos Currais", destina-se a professores de escolas de Matosinhos que procuram expandir as suas metodologias de ensino para além do ambiente tradicional da sala de aula. Inspirada na beleza natural e nas ricas tradições culturais da Serra do Gerês, esta ACD propõe uma aprendizagem imersiva e contextualizada, tirando partido do PR3 – Trilho dos Currais. O percurso oferece uma oportunidade única para explorar a intersecção entre as ciências naturais e as humanidades, através da observação direta da geologia, flora e fauna locais, bem como da compreensão das práticas silvo-pastoris e da organização comunitária em torno da vezeira. A ACD visa capacitar os docentes para replicar estas experiências com os seus próprios alunos, integrando-as em projetos pedagógicos inovadores, particularmente no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC). Acreditamos que a vivência no terreno e a partilha de conhecimentos específicos ao longo do trilho irão enriquecer profundamente a prática pedagógica dos participantes.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Identificar e contextualizar elementos da paisagem natural e cultural do Gerês, nomeadamente ao longo do Trilho dos Currais, relacionando-os com os currículos das diferentes áreas disciplinares. Compreender a relevância das práticas comunitárias como a vezeira e a manutenção dos currais, analisando o seu impacto social, económico e ambiental. Adquirir estratégias e recursos pedagógicos para a criação de atividades de campo, utilizando o meio natural e cultural como um espaço de aprendizagem dinâmico e interdisciplinar. Desenvolver propostas de trabalho para Domínios de Autonomia Curricular (DAC) inspiradas no percurso do Trilho dos Currais, promovendo a articulação entre diferentes áreas do saber (ex: Ciências Naturais, História, Geografia, Sociologia, Português). Partilhar experiências e boas práticas entre pares, fomentando o trabalho colaborativo e a criação de redes de apoio para a implementação de projetos em ambiente exterior. Reconhecer o potencial das saídas de campo como ferramenta pedagógica para a promoção da literacia científica, do pensamento crítico e da cidadania ativa nos seus alunos.

Conteúdos

A Geologia e a Geomorfologia do Gerês: . Formação da Serra do Gerês: rochas, relevo e processos erosivos. . Características geológicas específicas do Trilho dos Currais e sua influência na paisagem. . Identificação de formações rochosas e minerais ao longo do percurso. Biodiversidade do Parque Nacional da Peneda-Gerês: . Flora: Espécies vegetais endémicas, ecossistemas florestais (carvalhais, matos) e plantas de interesse botânico e medicinal. . Fauna: Observação e identificação de vestígios da fauna local (aves, mamíferos, anfíbios), com foco nas espécies características da serra. . Importância da conservação da biodiversidade e desafios ambientais. . A Organização Silvo-Pastoril e as Tradições Comunitárias: . A Vezeira: Compreensão desta prática ancestral e comunitária como modelo de gestão de recursos e organização social. . Os Currais: Função e importância dos currais (Curral da Espinheira, Curral da Carvalha das Éguas, Curral da Lomba do Vidoeiro) enquanto estruturas fundamentais para a vezeira. . O Dia dos Cubais: Significado e rituais associados à preparação dos currais para a subida do gado. . A vida e o quotidiano dos vezeiros: adaptação ao meio e saberes tradicionais. História e Património Etnográfico do Gerês: . As comunidades serranas: história, migrações e modos de vida. . Arquitetura vernácula e os elementos identitários das cabanas dos currais. . O papel dos caminhos carreteiros e as suas histórias. . Mitos, lendas e tradições orais associadas à serra. . A Sociologia das Interações Humanas com o Ambiente Natural: . A relação homem-natureza: impacto das atividades humanas no ecossistema e vice-versa. . Sustentabilidade e desenvolvimento local no contexto do Parque Nacional. . O papel das comunidades na conservação do património natural e cultural. . Estratégias Pedagógicas e os Domínios de Autonomia Curricular (DAC): . Como transformar um percurso na natureza numa aula ao ar livre. . Metodologias ativas e exploratórias para o trabalho de campo. . Exemplos de atividades práticas e interdisciplinares para alunos (observação, registo, análise, produção). . Planificação e desenvolvimento de projetos para DAC inspirados no Trilho dos Currais, integrando diferentes áreas do saber (ex: criar um diário de campo, desenvolver um guia da fauna/flora, investigar a história de uma família vezeira). . Recursos didáticos e tecnológicos para apoiar a aprendizagem em contexto de campo.

Anexo(s)

Observações

ACD reconhecida e certificada no Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica em 22/07/2025.

Formador

Hugo Miguel Ferradeira Pereira de Faria

Francisco Rui de Carvalho Fernandes

Pedro João Ramos Amorim Sá

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-07-2025 (Sábado) 10:00 - 16:00 6:00 Presencial
Início: 12-07-2025
Fim: 12-07-2025
Acreditação: ACD50-24_25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Gerês